Envelhecimento e seus conceitos

Envelhecimento é um processo natural do ser humano. Diversos autores vem tentando conceituar o envelhecimento. Assim, mostraremos resumidamente aqueles que podem facilitar a visão do envelhecimento em nossa sociedade.

Envelhecimento é um processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença. O envelhecimento acontece inevitavelmente com o passar do tempo. Em outras palavras o envelhecimento é um fenômeno natural, mas apresenta um aumento da fragilidade e vulnerabilidade.

Envelhecimento tambem pode ser entendido como um fenômeno do processo da vida, assim como a infância, a adolescência e a maturidade,e é marcado por mudanças biopsicossociais específicas, associadas à passagem do tempo. No entanto, este fenômeno varia de indivíduo para indivíduo, podendo ser determinado geneticamente ou ser influenciado pelo estilo de vida, pelas características do meio ambiente e pela situação nutricional de cada um.

Velho ou idoso:
A palavra velho sempre associa a ideia de limitação. Relaciona com alguma limitação funcional, como por exemplo: dificuldades para se alimentar, caminhar, aprender e jogar futebol; déficit de equilíbrio, visão e audição; fraqueza; restrições quanto, comer de tudo, viajar sozinho, pegar peso e fazer sexo e até medo de quedas.

idoso ativo ou velho ativo:
observa-se uma associação significativa com os aspectos positivos do envelhecer, destacando-se os termos “trabalha”, “independência”, “lazer”, “alegre” e “atividade física”. Esses termos representam o idoso ativo como um indivíduo independente funcionalmente, que possui autonomia e bem-estar. O termo "idoso ativo" é afirmativo, traz as ideias de “envelhecimento ativo”, “envelhecimento bem sucedido”e “qualidade de vida na velhice” e até "satisfação pela vida".

Aceitação dos termos

Este site(TERCEIRAidade.net) fez recentemente uma experiencia. Criou dois grupos de watsapp com pessoas com mesmas caracteristicas sociais. As pessoas não foram convidadas, simplesmente receberam mensagens que foram adicionadas. Quase todos com mais de sesenta anos. Um grupo se chamou "velhos" e o outro "Velhos ativos".

No grupo "Velhos" 90% saiu no primeiro dia. No segundo dia sairam mais 5%. Quem ficou permaneceu inativo. No grupo "Velhos ativos" 40% saiu no primeiro dia e os outros permaneceram e criaram atividades. O grupo não foi dirigido. Foi apenas monitorado de longe. Aqui replicou-se alguns experimentos de varias universidades que concluiram:
- a representação do envelhecimento, sem estar associado à palavra “ativo”, foi baseada em aspectos negativos, ancorados em termos como velho, limitação, doença, inútil. Porem quando asscociado ao termo "ativo" é bem aceita.

O envelhecimento pode ser dividido em três aspectos:
- biológica
- cronológica
- social.

Envelhecimento cronologico

O aspecto cronologico do envelhecimento, obviamente é mensurado pelo calendario. Conforme a ONU, a pessoa idosa é aquela com idade de 60 anos ou mais, nos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil. conheça mais aqui

Envelhecimento biologico

O aspecto biologico do envelhecimento apresenta alteração estrutural e funcional. Ela nem sempre coincide com o avanço cronológico e a perda social. O envelhecimento é regulado por mecanismos celulares intrínsecos e modulado por numerosas influências do meio ambiente.

Envelhecimento social

O aspecto social do envelhecimento refere-se aos hábitos que a pessoa - ao longo do seu ciclo vital - assume na sociedade e na família, a partir de um padrão culturalmente estabelecido. O envelhecimento agregado à vulnerabilidade social pode, muitas vezes, manifestar-se pela diminuição ou perda do papel desempenhado por longos anos, na esfera familiar, na social e na profissional.




Esta pagina exclarece muitas pessoas. Divulgue-a !
http://terceiraidade.net/envelhecimento-e-seus-conceitos.html



saber mais

Voltar a ao menu