Como contratar cuidadores de idosos

"Como contratar cuidadores de idosos" é uma questão que geralmente aparece de forma urgente para as familias que gostam de seus idosos.


Veja abaixo "Como contratar cuidadores de idosos" e atente para os principais pontos.


Para responder a pergunta "Como contratar cuidadores de idosos ?" é preciso ter em mente:

1- O papel do cuidado com idoso é oferecer todo o suporte e cuidados indispensáveis para que o idoso consiga ter a mesma rotina em sua casa. Ao contratar um cuidador, nosso objetivo deve ser garantir a melhor qualidade de vida possível para o idoso que será cuidado.

2- faça a voce mesmo as seguintes perguntas:
2.a- qual o problema atual e a possivel progressao dele?
2.b- problemas de mobilidade ?
2.c- problemas de saude psiquica?
2.d- problemas de saude fisica?

3- baseado nas respostas acima, quais seriam as necessidades de cuidados desse idoso?

4- existe algum familiar com habilidade, interesse e tempo para se dedicar a esse idoso?

5- Considere a possibilidade de contratar:
5.a- um profissional independente
5.b- uma agencia de cuidadores de idosos


A legislação vigente normatiza o trabalho de cuidador de idoso na sua residência, pela Lei Complementar no. 150/2013. Esta é uma lei derivada da PEC das domésticas. Importante saber que tramita no Congresso Nacional, no aguardo de aprovação da Câmara Federal, o Projeto de Lei no. 284/2011. A futura lei fará a regulamentação da profissão de Cuidador de Pessoa Idosa. Precisamos ficar atentos pois a qualquer momento pode haver aprovação. Enquanto isso não acontece, para contratar um cuidador, deve-se seguir a legislação vigente.


A lei vigente de trabalhadores domésticos dará ao Cuidador de Idoso, as seguintes garantias:
1- Jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 semanais , ou jornada de trabalho de 12 X 36.
2- Controle da jornada de trabalho em folha de ponto, horas extras (caso a jornada seja de 44 horas semanais), faltas e atrasos. Pode-se montar um banco de horas.
3- Férias.
4- Descanso aos domingos e feriados ou, pelo menos, um dia na semana.
5- Aviso prévio.
6- Benefícios como: vale transporte, licença maternidade ou licença paternidade.
7- outros benefícios previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


Contrata-se um Cuidador de Idoso nos mesmos moldes que se contrata um Trabalhador Doméstico. Devemos anotar na Carteira de Trabalho os dados:
a- endereço
b- salário
c- cargo.
Deve-se, cadastrar o profissional no e-social como prestador de serviços domésticos. Atente ao fato que pode haver variações no trabalho contratado.
Exemplo de variações no serviço de "cuidador de idosos":
Alguns idosos necessitam de cuidados maiores, como supervisão do banho e serem alimentados. Outros idosos ainda estão em fase mais independente. Portanto, pode fazer parte do trabalho do cuidador ajudar a o idoso a cuidar da casa. Ou ainda, pode fazer parte do trabalho acompanhar o idoso ao supermercado. Pode-se contratar um cuidador noturno (que não deve dormir e sim ficar acordado vigiando o idoso) ou diurno. Pode-se combinar a jornada de trabalho. São muitas as variações possíveis.

Por isso, para evitar conflitos futuros e dar maior confiança para todos, sugere-se a confecção de um contrato de trabalho bem explicitado, não deixando dúvida e garantindo a todos uma vida legal e socialmente calma.

Como são muitas as possiveis variações, o contrato tem que ser pensado caso a caso e somente depois das respostas as perguntas apresentadas no inicio desta materia. Não da para pear um modelo qualquer e tentar adaptar. É preciso conversar com um profissional experiente para que seam contempladas todas as possiveis situações peculiares a cada caso.


Esta pagina exclarece muitas pessoas. Divulgue-a !
http://terceiraidade.net/como-contratar-cuidadores-de-idosos.html



saber mais

Voltar a ao menu