Terceira idade, definições gerais

O texto abaixo visa responder questoes recorrentes na internet, fruto de discussoes sociais, tendo em vista que as respostas são muito similares e basta um texto unico, tais como:

Idoso

Qual a idade que é considerado velho?

Que idade tem uma pessoa da terceira idade?

O que é a terceira idade?

Qual a classificação da OMS para idoso?

Em que a terceira idade é diferente da velhice?

O que é a melhor idade?

Quantos anos tem uma pessoa de meia idade?

Quem inventou o termo melhor idade?

Qual é a meia idade do homem?

O que é uma mulher de Meia-idade?

Qual a origem do termo terceira idade?

Como surgiu a velhice?

Resolvemos colocar as varias perguntas juntas e depois um texto geral para responde-las, visto suas respostas estarem ligadas e ficar mais facil passar o entendimento real da situação.

"Idoso" é o adjetivo que define uma pessoa com muitos anos de vivência. A literatura classificava as pessoas com mais de 60 anos como "idosos" e participantes da Terceira Idade.

Atualmente a persepção social dessa idade passou para 65 anos. Isso em função principalmente da expectativa de vida e das tentativas legais do estabelecimento da idade para o início da aposentadoria.

Tambem passou a considerar-se a existência de uma “Quarta Idade”. A quarta idade engloba pessoas com 80 anos ou mais. De acordo com algumas estimativas, esta faixa etária alcançará uma representatividade populacional de cerca de 4,5 milhões pessoas por volta de 2021. Então podemos entender o potencial da faixa etaria da "terceira idade". Vamos nos orgulhar e nos unir. Assim seremos muito mais fortes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra o envelhecimento em quatro estágios:
e1 - Meia-idade: 45 a 59 anos;
e2 - Idoso(a): 60 a 74 anos;
e3 - Ancião: 75 a 90 anos;
e4 - Velhice extrema: 90 anos em diante.
Como voce pode notar, esses quatro estagios da OMS estão defasados em relação á dinamica populacional.

Hoje buscamos a melhoria da qualidade de vida do idoso. Ainda existe muito preconceito, discriminação e isolamento da sociedade para com o idoso e a velhice ainda é encarada como decadência, doença e peso social.

Desmentindo essa decadencia, hoje personalidades, intelectuais, políticos, artistas, com mais de 60 anos, aparecem na mídia, contradizendo estereótipo de “velho” ao demonstrarem inteligência, versatilidade, perspicácia, audácia, boa forma, bom humor, dentre outras características, mostrando que também na velhice podemos ser produtivos. Podemos ainda mais do que isso, podemos influenciar produtos e serviços especiais para nossos interesses e influenciar politicas publicas.

A terceira idade se difere da velhice pela abordagem que a pessoa faz de seu momento de vida. A palavra "velhice" carrega uma série de conotativos pejorativos que marcam o estigma da experiência do envelhecimento, considerando um ser cansado, ultrapassado e impotente diante dos desafios da vida. Ja o termo "terceira idade" designa uma parcela da população idosa inserida nas práticas ética, estética e política de uma sociedade consumista, aquele ser com experiencia e ainda com energia para os desafios da sociedade.

A "melhor idade" é um termo atual, uma evolução da "terceira idade". A melhor idade se inicia aos 60 anos, quando a maioria recorre à aposentadoria e experimenta uma mudança de rotina. Essa mudança de rotina faz toda a diferença para ter ou não mais vitalidade e disposição nos anos seguintes, portanto uma forma de abordagem da vida mais propositiva, segura, atuante e Feliz.

A meia idade seria o estagio "e0" da OMS, caso isso fosse publicado. Veja acima os estagios da OMS. Por essa ideia, a juventude termina aos 44 , a meia idade fica entre 45 e 59 anos e a terceira idade, ou a idade idosa, começa aos 60 anos.

A crise da meia idade masculina surge em torno dos 40 a 55 anos, variando de indivíduo para indivíduo. Nesse periodo acontece a crise de meia idade do homem. Ela se caracteriza como uma fase dolorosa na qual o homem é levado a avaliar a sua vida profissional, afetiva, social, sexual e existencial. Enfim, o homem reavalia sua vida toda. Surem muitas duvidas, arrependimentos e frustrações.

A crise da meia idade feminina tambem acontece entre a sua quarte e quinta decada de existencia. Nessa fase, a mulheres não identificam com o rótulo social "mulheres de meia idade". Experimentam uma crise hormonal, social, existencial, sexual, etc.

O verbete "Terceira Idade" foi criado pelo gerontologista francês Huet. Por essa definição seu inicio coincide com a aposentadoria (entre 60 e 65 anos). Notamos que a terceira idade, ou melhor idade ou velhice não comporta um único conceito, uma vez que a idade cronológica pode não ser idêntica à idade biológica e social do indivíduo.
Existem uns textos e até uma forma de medir sua idade biologica, muito interesssantes que podem ser acessados Aqui.

O aumento da longevidade propiciou o surimento da "noção de velhice" como etapa diferenciada da vida. Ela surgiu no período de transição entre os séculos XIX e XX. Nesse periodo uma série de mudanças específicas e a convergência de diferentes discursos acabaram reordenando o curso da vida e gerando condições para o surgimento da "noção de velhice".

Os Demorafos e Sociólogos perceberam rapidamente a mudança de paradigma e inventaram um termo para as pessoas com idade acima 60 anos de idade "best ager", ou melhor idade.

Esperamos estar ajudando a facilitar a uniformização dos principais conceitos aplicados na "terceira idade". Assim facilita o posicionamento mais uniforme nas discussoes. Se voce identificou outros termos afins, por favor contate-nos. Teremos prazer em atualizar esta pagina.




Esta pagina exclarece a terceira idade. Divulgue-a !
http://terceiraidade.net/Terceira-idade-definições-gerais.html



saber mais

Voltar ao menu